E aí, gente? Mekicestão?

Semana passada, dia 05/05/2023 – um dia feliz – a OMS fez uma declaração importante na conferência de imprensa: a Covid-19 deixou de ser uma Emergência de Saúde Global.

Maravilha, né? Dia feliz! Acabou o pesadelo! Vamos todos para as ruas! Vamos comemorar! Aglomerar! Ninguém mais vai pegar Covid! Joga as máscaras fora! Esqueça de lavar as mãos a toda hora! Taca o álcool em gel pela janela e vambora! Certo?

Errado!

Deixa eu explicar uma coisa para vocês: a OMS decretou o fim da EMERGÊNCIA DE SAÚDE GLOBAL, não o fim da PANDEMIA. O vírus não desapareceu, nem deixou de contaminar as pessoas. Ele continua aí, circulando e infectando e ainda corremos o risco de uma nova mutação causar outro surto.

Mas o que isso quer dizer, então?

Vamos começar pelo que a OMS chama de “Emergência de Saúde Global”:

“um evento extraordinário que pode constituir um risco de saúde pública para outros países devido a disseminação internacional de doenças; e potencialmente requer uma resposta internacional coordenada e imediata”.

Foi exatamente o que aconteceu lá em 2020: o vírus se espalhou rapidamente pelo mundo todo. Para vocês terem uma ideia, a OMS foi alertada em 31 de dezembro de 2019 e em 11 de março de 2020 foi decretado o Estado de Emergência de Saúde Global. Em pouco menos de dois meses e meio a coisa desandou. Foi orientado, então, que os países tomassem as precauções necessárias: lockdown, uso de máscara, fecha fronteira, pesquisa, desenvolve vacina, monta rede de apoio para a população… O tal “novo normal”, que estamos vivendo aí há já 3 anos.

Acontece que, durante esses 3 anos, graças à vacinação, à imunização natural e à combinação das duas, a Covid-19 tem apresentado cada vez menos risco. Os casos estão em tendência de queda, bem como o número de hospitalização e óbitos. E por isso, apenas por causa disso, a situação EMERGENCIAL foi retirada.

O Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom, disse que ela continua sendo uma AMEAÇA À SAÚDE e que pode voltar ao Estado Emergencial a qualquer momento, já que o vírus continua circulando e evoluindo, como disse anteriormente. Portanto, ainda não é hora de baixar a guarda e dizer que não precisamos nos preocupar mais.

“O que esta notícia significa é que é hora de os países fazerem a transição do modo de emergência para o gerenciamento da Covid-19 juntamente com outras doenças infecciosas”. Adhanon.

Então, gente, bora celebrar, sim! Bora comemorar porque a notícia é boa! É um alívio! Mas não se esqueça que ainda não acabou. Ainda morre 1 pessoa por Covid a cada 3 minutos. Ainda temos muita gente nas UTI’s ou vivendo com as sequelas da doença. Só aqui no Tocantins o Boletim Epidemiológico da Covid-19 no Tocantins traz hoje, 08/05,  269 novos casos confirmados.

Portanto, siga:

– Tomando sua vacina;
– Lavando suas mãos;
– Usando máscaras em locais públicos;
– Preservando os idosos e grupos de risco.

Quem se interessar, a Conferência de Imprensa onde foi feito o anúncio está disponível no site da OMS, bem aqui. Você também pode dar uma fuçada lá que tem umas coisas bem interessantes, principalmente em relação a verdades e mitos sobre a Covid, vacina e pandemia. Ou pode olhar a Folha Informativa da Organização Pan Americana de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


veja mais