E aí, gente? Mekicestão?
Hoje vim falar para vocês sobre as campanhas do Junho Laranja e o combate às anemias. Também é sabido que Junho Laranja mantém a luta no combate à leucemia, mas já falamos sobre o assunto por aqui em Fevereiro. Dá uma olhadinha lá no post e, caso queiram, podemos retomar a conversa. Por ora, foquemos na anemia.
Vamos lá!
-
O que é ANEMIA?
A Organização Mundial de Saúde define anemia como uma “condição na qual a quantidade de células vermelhas ou hemoglobina no sangue é mais baixo do que o normal”.
– Quê? Hemo… quem?
Vamos lá! Nós temos três tipos de células no nosso sangue:
- Leucócitos (células brancas) – responsáveis pela defesa do organismo;
- Plaquetas – responsáveis pela coagulação do sangue;
- Hemácias (células vermelhas) – responsáveis pela oxigenação do corpo. E são delas que vamos falar aqui agora.
As hemácias, de uma forma bem geral, carregam a molécula de oxigênio que chegam aos nossos pulmões para o restante do corpo, a tal oxigenação que falei. Mas elas fazem isso através da hemoglobina, uma molécula vermelhinha que fica dentro das hemácias e é a responsável por “pegar” o oxigênio.
Acontece que para a hemoglobina fazer isso, não basta que ela simplesmente estique a mãozinha e pegue o oxigênio dos pulmões. Ela faz isso com a ajuda de algumas substâncias, como o ferro, por exemplo. O ferro ajuda a hemoglobina a se ligar ao oxigênio e levá-lo para o tecido ou órgão que esteja precisando. Isso é o que acontece em um organismo saudável. Quando a pessoa não tem ferro suficiente no corpo, ainda seguindo esse exemplo, a hemoglobina não consegue carregar o oxigênio na quantidade e velocidade que o corpo precisa. Com isso, os órgãos e tecidos vão ficando com uma quantidade cada vez mais baixa de oxigênio, o que pode dar muito ruim.
Cerca de 90% das anemias são as chamadas “ferroprivas”, que são essas causadas pela falta de ferro no organismo. Mas a falta de outros nutrientes também podem ser causa das anemias, como zinco, vitamina B12, vitamina A e proteínas. Além da deficiência de nutrientes, a anemia também pode ter causa genética, que afeta a formação da hemoglobina ou das hemácias, como é o caso da anemia falciforme; pode ser causada por uma baixa absorção de nutrientes, tipo pacientes bariátricos; doenças inflamatórias e infecciosas; doenças crônicas… Além de hemorragias importantes. Por causa disso, a anemia costuma ser mais comum em crianças pequenas, mulheres em idade menstrual, grávidas ou no puerpério.
-
Como eu sei que estou anêmico?
Quem vai te dizer isso é o médico. Pelamor! Google não é formado em medicina, ok?
Os sintomas da anemia são bastante generalizados e inespecíficos. Geralmente a pessoa sente um cansaço generalizado, falta de apetite, tontura, desânimo, pele e mucosas pálidas, dificuldade de aprendizado nas crianças, a tal da apatia… Tudo isso pode ter diversas causas, mas se você se sentir assim, é bom procurar um médico e fazer alguns exames para identificar se você está ou não com anemia.
Pode até soar que o problema não seja assim tão grande, mas é. Segundo a OMS, a anemia pode causar uma queda na qualidade de vida em geral, até deficiências cognitivas e motoras nas crianças. Durante a gravidez pode causar parto prematuro, baixo peso do bebê ao nascer e até a morte da mãe.
Além das consequências para a saúde, a anemia pode ter impactos financeiros importantes para indivíduos, famílias, comunidades e países. Estima-se que para cada US$ 1 investido na redução da anemia em mulheres, US$ 12 em retornos econômicos poderiam ser gerados. OMS
Tudo porque diminui a capacidade produtiva e qualidade de vida nos adultos… Olha só o tamanho do impacto.
-
Tem tratamento isso? Tem prevenção?
Sim! Uma dieta balanceada e rica em ferro é a resposta para grande parte das anemias.
– Ah, beleza. E onde eu arranjo ferro?
Nas carnes vermelhas, principalmente aquele delicioso bife de fígado (SQN), carnes brancas, mariscos crus, folhas verde escuras como couve, agrião, taioba, leguminosas tipo feijão e grão-de-bico, grãos integrais ou enriquecidos com ferro, nozes, castanhas e… Tá preparado para o melhor? Caldo de cana, rapadura e açúcar mascavo. Olha só!
Mas isso é para as anemias por deficiência de ferro ou outros nutrientes. Se por acaso a sua anemia tiver alguma outra causa, como uma menstruação muito forte todos os meses ou uma doença infecciosa ou parasitária, o médico vai intervir com outros tipos de tratamentos.
Então, gente! Mais uma vez eu estive aqui para falar que a ladainha dos médicos sobre alimentação saudável, exercícios físicos e descanso de qualidade é a chave para uma vida saudável. Fazer o quê, né?
Deixe um comentário