Você sabia que em 1º de Outubro comemora-se o dia do Vegetarianismo? Eu não sabia.

De acordo com o site Dia Mundial do Vegetarianismo (em inglês), a data foi estabelecida em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte Americana, endossada pela União Internacional Vegetariana em 1978 e tem como objetivo promover a alegria, compaixão e as possibilidades de melhoria de vida do vegetarianismo. O dia é celebrado com eventos ao redor do mundo que divulgam os benefícios do vegetarianismo não apenas na saúde, mas também os impactos no meio ambiente. Legal, né?

Eu achei essa informação bastante interessante porque parei de comer carne. Mas apesar de não comer carne, não me considero exatamente vegetariana, uma vez que ainda me alimento de peixe e ovos. Então, lendo sobre o dia do Vegetarianismo, descobri que há diversas variações e achei legal trazer para compartilhar. Vamos lá?

De acordo com o site da Sociedade Vegetariana Brasileira, há alguns tipos de vegetarianismo reconhecidos:

  • VEGETARIANO é a pessoa que excluiu da alimentação produtos de origem animal. Simples assim!
  • OVOLACTOVEGETARIANO é aquele que ainda consome ovo, leite e seus derivados.
  • LACTOVEGETARIANO é aquele que consome leite e laticínios.
  • OVOVEGETARIANO é quem consome ovos.
  • VEGETARIANO ESTRITO é aquele que não usa nenhum tipo de produto animal na alimentação.
  • VEGANO é aquele que adere ao veganismo, um estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, tudo o que tem origem animal, seja na alimentação, no vestuário ou em outras áreas de consumo. É bem diferente de ser vegetariano…

No site da SVB eu só encontrei essas variações, mas navegando pela internet, tem outras curiosas também:

  • APIVEGETARIANO, quem consome mel. Aparentemente existe um debate sobre o consumo de mel: apesar de não fazer mal às abelhas, é exploração animal? Fica a reflexão.
  • CRUDIVORO, quem se alimenta apenas de comidas cruas ou mornas, desde que aquecidas abaixo de 46,7°C. Parece incrivelmente específico, mas há toda uma filosofia por trás.
  • CRUDIVEGANO, quem se alimenta de comidas veganas cruas. Entendeu a diferença? Nem eu. Alguém aí pode me explicar melhor?
  • LACTOCEREALISTA, quem segue uma dieta baseada fundamentalmente no leite e cereais.
  • FRUGÍVOROS, quem se alimenta de frutos, grãos e sementes, nada que possa matar a planta, como raízes, por exemplo. Achei bem interessante esse conceito.
  • PESCETARIANOS, os vegetarianos que se alimentam também de peixes, ovos e laticínios e, por vezes, frutos do mar.

É isso! Existem outras definições por aí também, mas essas foram as que eu achei mais interessantes.

O que você acha da dieta vegetariana? Acredito que o mais importante é ter respeito, principalmente por aqueles que não têm um estilo de vida igual ao seu. Respeito é fundamental, sempre!

Fontes: Wikipedia, North American Vegetarian Society, Calendarr, Sociedade Vegetariana Brasileira, Centro Vegetariano, Bonde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


veja mais