E aí, gente? Mekicestão?

Quem vem aqui com uma certa regularidade deve ter notado a temática cor-de-rosa. E é claro que isso tem a ver com os eventos do que é conhecido mundialmente como “Outubro Rosa”, ações durante o mês que buscam chamar atenção para o câncer de mama, compartilhando informações e promovendo a conscientização sobre a importância do autoexame e o diagnóstico precoce.

O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos no final da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Eles começaram a fomentar ações voltadas à prevenção e sensibilização da população, inicialmente através de enfeites com o laço rosa (símbolo do movimento) em locais públicos. Hoje são comuns eventos como corridas, desfiles de moda com sobreviventes, exposições. partidas de boliche e iluminação cor-de-rosa de monumentos públicos.

Cristo Redentor iluminado para o Outubro Rosa, no Rio

Aqui no Brasil temos o site do INCA, Instituto Nacional do Câncer, que tem várias informações sobre o câncer de mama, além do site da Fundação Laço Rosa, o site Outubro Rosa entre outros que fornecem diversas informações acerca da doença. Sugiro dar uma passada lá para entender como podemos nos prevenir e fazer o autoexame.

Infográfico retirado do site do INCA

Por aqui, vou trazer alguns outros aspectos da doença que são menos abordados. Fiquem ligados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


veja mais