E aí, gente? Mekicestão?
Com a pandemia da Covid-19, a lavagem das mãos parece estar sempre martelando em nossas cabeças. Em todos os lugares há avisos, lembretes, dispositivos instalados para a higienização gratuita… Pode até parecer exagero, mas você sabia que o simples ato de abrir uma torneira, passar água nas mãos, enxaguá-las e depois enxugá-las em um pano limpo é capaz de salvar vidas?
Não é exagero! Além de ser, junto ao uso de máscaras, a principal forma de prevenção à Covid-19, lavar as mãos pode reduzir em:
- 50% as mortes por diarreia;
- 41% a morte de recém-nascidos;
- 25% a morte por infecções respiratórias agudas;
- 46% nas infecções nos olhos;
- E por aí vai.
Tudo porque as mãos são um dos principais veículos de vírus e bactérias responsáveis por diversas doenças e o sabão é capaz de matar esses micro-organismos. O hábito é tão crucial que foi instituído em 15 de Outubro o Dia Mundial da Lavagem das Mãos, data que visa conscientizar a população para a importância da água e sabão no combate a doenças.
Devemos lavar as mãos sempre que:
- Voltamos da rua;
- Cozinhar ou comer;
- Após ir ao banheiro;
- Antes e depois de ter contato com pessoas doentes;
- Depois de espirrar, tossir ou assoar o nariz;
- Acariciar nossos pets;
- Manipular objetos sujos ou contaminados
Mas como podemos “lavar as mãos corretamente”?
Bem, em primeiro lugar, podemos destacar que “molhar as mãos” é bem diferente de “lavar as mãos”, um processo que deve durar pelo menos 20 segundos. Trouxe para vocês um infográfico do site da Cassi para ilustrar o passo a passo da lavagem das mãos:
Por último, gostaria de deixar aqui uma mensagem da Diretora Regional da OMS na África, Dra. Matshidiso Moeti:
“Gostaria, portanto, de aproveitar o facto de celebrarmos hoje o Dia Mundial da Lavagem das Mãos para apelar a que todos os governos, os parceiros e as comunidades intensifiquem as estratégias que visam aumentar o acesso a água potável e ao saneamento, uma vez que a lavagem das mãos com água e sabão faz parte das intervenções economicamente mais vantajosas para reduzir a transmissão de doenças. Exorto todos a lembrarem-se de que cada segundo conta para salvar vidas – lavem as mãos para evitar a propagação da COVID-19 e de outras doenças”.
Fontes: Cassi, OMS África, BVS, SPDM.
Deixe um comentário