E aí, gente? Mekicestão?

Nós sempre falamos sobre câncer de mama como uma das principais causas de mortalidade em mulheres. Mas você sabia que homens também têm câncer de mama?

– É o quê?????? Câncer de mama em homens????

Sim, senhoras e senhores. Homens também têm mamas, logo, podem desenvolver câncer. Simples assim.

– Então quer dizer que mulher também pode ter câncer de próstata?

Sim, tanto quanto homens podem ter câncer de colo de útero.

Ironia mode off.

As estatísticas dizem que o câncer de mama em homens é cem vezes mais raro que em mulheres. Aqui no Brasil cerca de 200 homens morrem desta causa por ano, enquanto o número em mulheres ultrapassa os 14 mil. Porém, é importante enfatizar que esses números estão crescendo, possivelmente porque mais pessoas estão recebendo informação, o que ajuda bastante o diagnóstico.

Normalmente, ele aparece em homens mais velhos, acima dos 60 anos, e pode ser mais frequente em homens cujas famílias apresentam muitos casos de câncer de mama (mesmo que em mulheres) e câncer de ovário (neste caso, a idade de aparecimento pode ser em homens mais jovens).

Os fatores de risco para o câncer de mama em homens são parecidos com o das mulheres: ingestão de álcool, maus hábitos, vida sedentária, exposição à radiação e fatores genéticos.

Assim como o câncer de mama em mulheres, um diagnóstico precoce é fundamental para a eficácia do tratamento e o aumento das chances de cura. Por isso é bom conhecer os sinais e procurar o médico assim que perceber algo diferente:

Protuberância ou inchaço, geralmente (mas nem sempre) indolor.
Pele ondulada ou enrugada.
Retração do mamilo.
Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo.
Inchaço nos linfonodos axilares.
Surgimento de um caroço próximo ao mamilo
Dor unilateral na mama
Secreção pelo mamilo

Tratamento do câncer de mama em homens

Como a mama masculina é pequena e os nódulos são atrás do mamilo, geralmente não é possível fazer cirurgias conservadoras (que retiram apenas parte da mama). A cirurgia costuma ser a retirada de toda a mama com a aréola e o mamilo (mastectomia total), com a cirurgia axilar (retirada de um gânglio – linfonodo sentinela – ou de vários gânglios da axila) no mesmo tempo cirúrgico.

Outros tratamentos podem ser necessários, como nas mulheres: quimioterapia, radioterapia ou bloqueio dos hormônios, dependendo do tamanho do tumor e de suas características biológicas.

Fontes: Américas Amigas, A. C. Camargo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


veja mais