E aí, gente? Mekicestão?
Sabiam que esse negócio que inventaram de associar um mês a uma cor para chamar atenção para alguma questão de saúde funciona? Janeiro tem duas cores: Branco, para atenção à Saúde Mental, e Roxo, para atenção à Hanseníase.
Mas hoje a gente vai de Saúde Mental.
Nem preciso falar para quem passeia por aqui que sou uma grande defensora do cuidado da Saúde Mental. Acho impossível ter um corpo saudável se não tivermos uma mente saudável. E, para provar o meu ponto e justificar o porquê de termos um Janeiro Branco, vou trazer alguns dados importantes aqui: l
- Segundo o site da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), 1 em cada 4 pessoas tem tem alguma síndrome mental ou toma medicamento para transtornos mentais;
- Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas estejam com depressão;
- Depressão é a causa número 1 de incapacidade em todo o mundo;
- No pior dos casos, a depressão pode levar ao suicídio;
- As condições de saúde mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas com idade entre 10 e 19 anos;
- Metade de todas as condições de saúde mental começam aos 14 anos de idade, mas a maioria dos casos não é detectada nem tratada.
- O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.
- Indivíduos com transtorno do espectro autista frequentemente apresentam outras condições concomitantes, incluindo epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
- Existem diversos transtornos mentais, com apresentações diferentes. Eles geralmente são caracterizados por uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamento anormais, que também podem afetar as relações com outras pessoas.
- Entre os transtornos mentais, estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo.
- Um estudo publicado em Novembro de 2021 pela OPAS mostra que mais de quatro em cada 10 brasileiros tiveram problemas de ansiedade durante a pandemia da Covid-19.
E esses são apenas alguns dos motivos pelos quais é tão necessário cuidar da nossa Saúde Mental.
Gostaria de frisar aqui que pedir ajuda, tomar medicamentos, fazer terapia e assumir que não está bem NÃO SÃO SINAIS DE FRAQUEZA e muito menos COISA DE GENTE LOUCA! É preciso ter muita coragem para admitir sua vulnerabilidade, enfrentar o transtorno ou condição mental e o preconceito dos demais.
O que acham de refletir a respeito da sua Saúde Mental durante esse mês de Janeiro?
Deixe um comentário