E aí, gente? Mekicestão?
Sabe quando você está de bobeira e o pensamento voa por uns caminhos que nem você sabe direito? Então… Deu a louca aqui e resolvi pesquisar algumas coisas sobre o cérebro. Achei interessante e quis vir compartilhar. Eis o que encontrei:
1. Primeiro, um pouco de anatomia e fisiologia: o cérebro pesa aproximadamente 1,5kg, sendo 80% disso composto por água. Representa de 2 a 3% da nossa massa corporal, consome cerca de 20% do nosso oxigênio e de 15 a 20% da glicose.
2. Possui mais conexões do que o número de estrelas em nossa galáxia. UAU!
3. Muita gente acha que ele é duro, branco e cinza, mas a verdade é bem diferente: o cérebro de uma pessoa viva é meio rosado e tão macio quanto uma barrinha de manteiga. Posso comprovar: já vi e já toquei.
4. Agora pra te deixar de queixo caído (eu fiquei!): espalhados pelo cérebro existem mais de 160.000 quilômetros – Repito: QUILÔMETROS – de vasos sanguíneos, o que é o suficiente para dar quatro voltas na Terra.
5. As redes neurais artificiais (RNAs), que são modelos computacionais inspirados pelo sistema nervoso central, precisam de 40 minutos para processar o que o cérebro leva apenas um segundo. Na sua cara, Inteligência Artificial!
6. Nosso cérebro interpreta as dores, mas não é capaz de senti-las, sabia? Afinal, ele não tem terminações nervosas. Por isso frequentemente vemos cirurgias sendo feitas em Grey’s Anatomy com o paciente acordado, cantando, conversando…
7. Sabem porque somos tão idiotas quando jovens? Porque nosso cérebro não está completamente maduro até os 25 anos. – bem, a parte da estupidez juvenil é por minha conta, mas o cérebro imaturo por 25 anos é por parte dos cientistas que se basearam em exames de imagens para chegar a essa conclusão…
8. Filmes como “Lucy” são totalmente fictícios. Tudo porque é mentira que usamos só 10% do nosso cérebro. Na verdade, usamos aproximadamente 100% da capacidade dele. Só não sei se essa informação me deixou feliz ou triste…
10. O tamanho do cérebro simplesmente não importa. Aparentemente, por questões evolutivas, mulheres têm um cérebro mais ou menos 10% menor que os homens, porém, temos mais células nervosas. Por outro lado, homens têm menos massa cinzenta que mulheres, o que dá a nós um melhor desempenho em tarefas de linguagem.
11. O hemisfério esquerdo, responsável pelo raciocínio lógico, tem quase 200 milhões de neurônios a mais que o direito, responsável pelas emoções.
12. Uma das áreas mais centrais e profundas do cérebro é chamada de “núcleo accubens” e é onde se imagina que estejam os segredos sobre por que nos apaixonamos. Algumas pesquisas mostram que quando uma pessoa que está apaixonada é colocada em um aparelho de ressonância e vê uma imagem da pessoa amada, áreas profundas do cérebro acendem. Que lindo!
13. Não existe uma explicação para os sonhos. Fim.
15. A explicação para o meu mau humor quando não durmo direito: o cérebro fica mais ativo quando dormimos e quando o sono não é o suficiente, ficamos sujeitos à perda de memória, RAIVA, alucinações, perda de foco, fala arrastada, encolhimento e até à danos cerebrais. Portanto, me deixem dormir!
16. O riso é um fenômeno unicamente humano e que começa a partir dos quatro meses de idade, quando começamos a achar graça nas coisas.
BÔNUS PERTURBADOR: Descobri que o cérebro de Albert Einstein era um pouco menor que a média, com aproximadamente 1,2 kg. Até aí, beleza. Já falei que o tamanho do cérebro é irrelevante. Mas o perturbador foi descobrir que poucas horas depois que ele morreu, retiraram seu cérebro, cortaram em 240 partes e preservaram em jarros com formol para ser estudado. Depois dessa, por favor, me cremem.
Fontes: Dr. Luiz Gustavo, Cuidados Mil, Galileu e Tua Saúde.
Deixe um comentário