O Dia Mundial da Saúde Sexual é celebrado em 4 de setembro e foi estabelecido pela Associação Mundial para a Saúde Sexual (WAS) para promover uma maior conscientização sobre a importância da saúde sexual em nossas vidas. A saúde sexual vai muito além da ausência de doenças; ela engloba o bem-estar físico, emocional, mental e social relacionado à sexualidade.

Ter uma vida sexual saudável é fundamental para a qualidade de vida e o desenvolvimento integral dos indivíduos. Isso inclui a capacidade de viver a sexualidade de forma satisfatória e segura, com liberdade, sem medo, vergonha, culpa, falsas crenças ou outras barreiras que possam afetar o prazer sexual e a saúde. Também envolve o respeito pelos direitos sexuais, que são fundamentais para o bem-estar e a dignidade de todos os seres humanos.

Educação sexual adequada, acesso a serviços de saúde sexual e reprodutiva, e a criação de ambientes onde a sexualidade possa ser discutida abertamente são essenciais para promover uma vida sexual saudável. Isso ajuda a prevenir infecções sexualmente transmissíveis, reduzir casos de gravidez indesejada, combater a discriminação e a violência baseada em gênero e promover o respeito mútuo nas relações.

Que tal tirar o dia para refletir sobre suas próprias amarras e tabus e viver uma vida plena?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


veja mais