E aí, gente? Mekicestão?

Bora continuar falando sobre as Cores de Março? Como eu falei no post que abriu o mês, Março tem três cores: Amarelo, Lilás e Azul Marinho. E hoje vamos falar sobre a cor Lilás, que chama atenção para o Câncer de Colo de Útero.

  • Do que se trata?

Bem, câncer de colo de útero é um câncer que se desenvolve – surpresa! – no colo do útero e também pode ser chamado de cervical. É aquela parte do útero que fica em contato com o final da vagina.

É causado, de acordo com o site do Ministério da Saúde, por alguns tipos de HPV, o Papilomavírus Humano. Esse bandido infecta uma parte enorme da população e quase sempre são curáveis e não causam a doença. Porém, algumas vezes, ele provoca alterações na forma das células, que podem evoluir para um câncer.

O triste é que, ainda de acordo com o MS, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina – só perde para o câncer de mama e colorretal.

  • Eita! E tem como evitar?

Tem, sim. Usando camisinha, tomando a vacina e fazendo o Papanicolau periodicamente.

O HPV é transmitido pela via sexual, gente! O que quase ninguém fala é que a camisinha por si só não protege totalmente da transmissão desse vírus, já que ele pode estar presente ali na vulva e até nos testículos do cara. Ou seja, você pode, sim, pegar HPV usando camisinha. Por isso a vacina é tão importante: porque ela protege contra os tipos 6 e 11 (que causam verrugas genitais) e 16 e 18, responsáveis por aproximadamente 70% dos casos de câncer de colo de útero. Sim, você leu certo: 70%!

E tem mais: segundo o Dr. Dráuzio Varella, o HPV tem sido relacionado a câncer no pênis também. Assustei você, né?

A boa notícia é que o SUS disponibiliza a vacina de forma gratuita para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14.

Entender que a vacina não é um incentivo para crianças e adolescentes iniciarem a vida sexual cedo, mas uma prevenção para uma doença que pode causar infertilidade e até a morte na vida adulta, é fundamental.

Além disso, até mulher vacinada deve fazer aquele exame superlegal chamado Papanicolau, já que a vacina não protege de todos os tipos de vírus que podem causar o câncer. O exame pode detectar as lesões iniciais ali do colo do útero e, quando isso acontece bem no comecinho, as chances de cura são muito altas.

Ah! Cigarro e uma má higiene “das partes” podem ser fatores de risco tbm, tá? Para de fumar e toma banho direito, mulher!

  • Quê? Papanicolau?

Papanicolau, ou o Preventivo é um exame superlegal*!

Com a ajuda de uma espátula e um espéculo (também conhecido como bico de pato), o médico vai observar o colo do seu útero. Depois, com uma escovinha, vai tirar um pouco da secreção lá dentro, colocar numa lâmina e mandar para o laboratório observar. Simples assim!

Algumas coisas: você não pode estar menstruada no dia do exame (pelamor, né?) ou fazer sexo dois dias antes – nem com camisinha. Também deve evitar aquelas duchinhas íntimas ou medicamentos vaginais nesse período.

Não dói, gente. Mas é desconfortável, não vou mentir. Só que, quanto mais relaxada você estiver, menor o desconforto. Toda mulher que já tem vida sexual TEM que fazer, principalmente entre os 25 e 59 anos. Grávida também pode!

Se o seu exame não tiver nenhuma alteração, você repete dali a um ano e, se de novo, não tiver problema, pode fazer a cada três anos. MASSS… É importante que o seu médico diga a sua periodicidade, tá? Tem a questão do seu histórico, dos seus hábitos e etc.

* contém ironia.

  • E como eu sei se estou saudável ou se tenho isso?

É bem provável que você não tenha sintomas de que algo de errado não está certo porque quando você começar a sentir, a coisa já está avançada. Por isso eu falei no começo: PAPANICOLAU DE FORMA PERIÓDICA!

Você pode ter um sangramento vaginal que vai e volta e não tem nada a ver com a menstruação ou sangrar após relações sexuais. Também pode ter um corrimento de cor estranha ou dor no pé da barriga. Emagrecimento sem motivo, pés inchados… Mas essas coisas se manifestam quando a doença já está pra lá de Bagdá.

Faz o preventivo, tá? Só faz!

  • Fiz o Preventivo e deu ruim. E agora?

E agora é com o seu médico. Ele vai analisar o seu caso, quão avançada está a coisa, se você ainda quer ou não ter filhos, suas condições físicas, idade e ver qual é a melhor conduta pro seu caso, que pode incluir radioterapia, quimiotrapia e cirurgia.

De qualquer forma, o mais importante é prevenir. Conhecer o seu corpo, cuidar dele, ir ao médico… Tudo isso faz parte de uma vida saudável.

Bora juntar coragem e encarar o Preventivo?

Beijos e até a próxima!

Fontes: Ministério da Saúde, BVSMS, Dr. Dráuzio Varella.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


veja mais